Os sistemas de transmissão por fibras ópticas podem ser classificados segundo algumas características básicas. Estas características estão associadas às aplicações dos sistemas ou à especificidade de alguma técnica, configuração ou dispositivo utilizado pelo sistema. Tipos de sistemas:* Sistemas de Comunicação
As fibras ópticas são aplicadas a vários sistemas de comunicação, tais como:
- Rede Telefônica: serviços de tronco de telefonia, interligando centrais de tráfego interurbano e interligação de centrais telefônicas urbanas.
- Rede Digital de Serviços Integrados (RDSI): rede local de assinantes, isto é, a rede física interligando os assinantes à central telefônica local.
- Cabos Submarinos: sistemas de transmissão em cabos submarinos.
- Televisão por Cabo (CATV): transmissão de sinais de vídeo através de fibas ópticas.
- Sistema de Energia e Transporte: distribuição de energia elétrica e sistema de transmissão ferroviário.
- Redes Locais de Computadores: aplicações em sistemas de longa distância e locais. Na busca de padrões a fim de facilitar a conectividade e minimizar os custos de aquisição e implantação com fibras ópticas, foi desenvolvido o FDDI.
* Sistema de Sensores
Nestes tipos de sistemas, a fibra é utilizada como sensor de estímulos externos, tais como a temperatura, a pressão, o campo magnético, a rotação, etc. Vários tipos de sensores com fibras ópticas já estão disponíveis comercialmente. Mercados orientados ao desenvolvimento desse tipo de sistema são:
- Aplicações industriais: sistemas de telemetria e supervisão em controle de processos.
- Aplicações médicas: sistemas de monitoração interna ao corpo humano e instrumentação cirúrgica.
- Automóveis: monitoração do funcionamento do motor e acessórios.
http://blog.clickgratis.com.br/entry.php?w=pucmgfisica4&e_id=93496 dia 09/10/2009
Nenhum comentário:
Postar um comentário